INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Esses helipontos não serão considerados para efeito de divulgação por meio de publicações de informações aeronáuticas. (NR) Portaria DECEA nº 63/SDOP, de 21 de outubro de 2009.
POUSOS E DECOLAGENS EM PISTA DE TÁXI
De acordo com a portaria n° 215/DGAC, de 16 de novembro de 1981, publicada no Diário Oficial n° 225 de 27 de novembro de 1981, pistas-de-táxi poderão ser utilizadas, eventualmente, para pousos e decolagens de aeronaves. Segue o texto da Portaria.
As pistas de táxi dos aeroportos abaixo relacionados estão homologadas para operações eventuais de pouso e decolagem em caráter definitivo, respeitadas as seguintes limitações:- Aeronaves turboélices, cuja distância máxima do eixo dos motores mais externos entre uma e outra asa seja igual ou inferior a 15m;
- Aeronaves turbojato até 3 motores, cuja distância máxima do eixo dos motores mais afastadas seja igual ou inferior a 14m;
- Aeronaves cuja bitola do trem de pouso principal tenha no máximo 9m.
II Relação dos aeródromos com pistas de táxi homologadas
SBKP - CAMPINAS / Viracopos, SP
SBCG - CAMPO GRANDE / Internacional, MS
SBGO - GOIÂNIA / Santo Genoveva, GO
SBPA - PORTO ALEGRE / Salgado Filho, RS
SBGL - RIO DE JANEIRO / Galeão Antônio Carlos Jobim, RJ
São indicados a seguir as características, mínimos meteorológicos operacionais para pouso (teto e visibilidade), pesos máximos operacionais, observações cabíveis (se houver), aeronaves autorizadas e proibidas de operar nas pistas ora homologadas.
A - CAMPINAS / Viracopos, SP
Dados da pista de táxi charlie
1-1. Designação da pista: 15R/33L
1-2. Dimensões da pista: 3240m × 23m
1-3. Natureza do piso: asfalto
1-4. Resistência do piso: PCN 56/F/B/X/T
2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pistas 15R/33L
2-2. IFR diurno:
Pista 15R - 120m × 2400m (NDB-VOR)
Pista 33L - 120m × 2000m (NDB-VOR)
3. Aeronaves autorizadas
3-1. Monomotores, bimotores e jatos executivos, pesando até 6,8t; EMB-120; HS-125; DC-3; FH-27; B-737; B.727-100 e B.727-200.
B - CAMPO GRANDE / Internacional, MS
1. Dados da pista de táxi charlie
1-1. Designação da pista: 06L/24R
1-2. Dimensões da pista: 2500m × 23m
1-3. Natureza do piso: asfalto
1-4. Resistência do piso: PCN 48/F/B/X/T
2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pistas 06L/24R
2-2. IFR diurno: Pistas 06L/24R - Conforme estabelecido nos procedimentos em vigor.
3. Aeronaves autorizadas
3-1. ACFT com envergadura até 17M.
C - GOIÂNIA / Santa Genoveva, GO
1. Dados da pista de táxi alfa
1-1. Designação da pista: 14R/32L
1-2. Dimensões da pista: 1750m × 23m
1-3. Natureza do piso: asfalto
1-4. Resistência do piso: PCN 34/F/B/X/T
2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pista 14R/32L
3. Observações
3-1. A utilização da pista de táxi 14R/32L, para pouso e decolagem está condicionada a não haver aeronaves estacionadas no pátio I, defronte ao terminal de passageiros, exceto nas posições laterais números 1 e 6 bem como nas posições localizadas próximas ao hangar posicionado a sudeste do terminal de passageiros.
3-2. Obstáculos
- Hangar da AEROTEC com 9m de altura, situado a 160m da cabeceira 14R e afastado 90m à direita do eixo da pista;
- Poste de iluminação do pátio, com 22m de altura, situado próximo ao terminal de passageiros a cerca de 93,50m do eixo da pista.
- Hangar da EMSA com 10m de altura, situado a 380m da THR 32L e afastado 115m à esquerda do eixo da pista.
- Hangar para estacionamento de aeronaves (INFRAERO), com 9M altura, situado a 280M da THR 14R e afastado 88m à direita do eixo da pista.
4. Aeronaves autorizadas
4-1. Estão autorizados os pousos de aeronaves à reação até o porte do B-727-100, desde que o ACN das mesmas seja menor ou igual a 34.
D - PORTO ALEGRE / Salgado Filho, RS
1. Dados da pista de táxi delta
1-1. Designação da pista: 11L/29R
1-2. Dimensões da pista: 1235m × 22m
1-3. Natureza do piso: asfalto
1-4. Resistência do piso: PCN 55/F/A/X/T
2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pista 11L/29R: 450m × 5000m
3. Observações
3-1. Quando da operação da pista 11L/29R, fica interditado parte do pátio civil; visto que as aeronaves deverão utilizar-se somente das áreas próximas ao terminal de carga e casa de força, a fim de livrar a rampa de transição.
3-2. Os seguintes Obstáculos devem ser observados:
A edificação do serviço contra-incêndio, distante cerca de 90m do eixo da pista, fere a rampa de transição
3-3. A cabeceira 11L foi afastada de 365m a fim de livrar obstáculos que feriam o plano da zona de proteção.
4. Aeronaves autorizadas
4-1. Monomotores, bimotores e jatos executivos, pesando até 6,8t; EMB-120; HS-125; DC-3; FH-27.
E - RIO DE JANEIRO / Galeão Antônio Carlos Jobim, RJ
Dados da pista de táxi bravo
1-1. Designação da pista: 15L/33R
1-2. Dimensões da pista: 2487m × 24m
1-3. Natureza do piso: concreto
1-4. Resistência do piso: PCN 73/B/X/U
1-5. Zona de parada: 60m x 62m
2. Pista de táxi november
2-1. Designação da pista: 10R/28L
2-2. Dimensões da pista: 3583m x 25m
2-3. Natureza do piso: concreto
2-4. Resistência do piso: PCN 78/R/A/W/T
2-5. Zona de parada: 60m x 62m
3. Mínimos meteorológicos operacionais
3-1. VFR diurno: Pistas 10R/28L e 15L/33R
3-2. IFR : inexistente
INFORMAÇÕES
SEÇÃO 2 - TABELAS DE CONVERSÃO |
1. Altimetria |
Pés |
Metros |
Pés |
Metros |
Pés |
Metros |
500 |
152 |
11500 |
3505 |
25000 |
7620 |
1000 |
304 |
12000 |
3657 |
26000 |
7924 |
1500 |
457 |
12500 |
3810 |
27000 |
8229 |
2000 |
609 |
13000 |
3962 |
28000 |
8534 |
2500 |
762 |
13500 |
4114 |
29000 |
8839 |
3000 |
914 |
14000 |
4267 |
30000 |
9144 |
3500 |
1066 |
14500 |
4419 |
31000 |
9448 |
4000 |
1219 |
15000 |
4572 |
32000 |
9754 |
4500 |
1371 |
15500 |
4724 |
33000 |
10058 |
5000 |
1524 |
16000 |
4876 |
34000 |
10363 |
5500 |
1676 |
16500 |
5029 |
35000 |
10668 |
6000 |
1828 |
17000 |
5181 |
36000 |
10973 |
6500 |
1981 |
17500 |
5334 |
37000 |
11277 |
7000 |
2133 |
18000 |
5486 |
38000 |
11582 |
7500 |
2286 |
18500 |
5638 |
39000 |
11887 |
8000 |
2438 |
19000 |
5791 |
40000 |
12192 |
8500 |
2590 |
19500 |
5943 |
41000 |
12496 |
9000 |
2743 |
20000 |
6096 |
43000 |
13106 |
9500 |
2895 |
21000 |
6400 |
45000 |
13716 |
10000 |
3048 |
22000 |
6705 |
47000 |
14325 |
10500 |
3200 |
23000 |
7010 |
49000 |
14935 |
11000 |
3352 |
24000 |
7315 |
51000 |
15545 |
2. Recepção em VHF |
Altura acima da Estação |
Distância de recepção |
150 |
48/26 |
300 |
89/48 |
900 |
130/70 |
1500 |
175/95 |
3000 |
240/130 |
4500 |
300/161 |
6000 |
340/182 |
9000 |
410/221 |
12000 |
460/250 |
3. Massas e Volumes |
1 Kg = 2,2046 LB... |
1 LB = 0,4536 Kg |
1 US Gal (Gas 100/130) = 2,65 Kg = 5,84 LB |
1 US Gal (Querosene) = 3,07 Kg = 6,76 LB |
1 LT (Querosene) = 0,80 Kg = 1,76 LB |
1 US Gal (Óleo lubrificante) = 3,4 Kg = 7,5 LB |
1 US Gal = 0,83 Imp Gal = 3,79 Litros |
1 Litro = 0,26 US Gal = 0,22 Imp Gal |
4. Distâncias |
![]() |
PARA OBTER |
||
M |
FT |
IN |
|
M |
1 |
3,2808 |
39,37 |
FT |
0,3048 |
1 |
12 |
IN |
0,0254 |
0,0833 |
1 |
![]() |
PARA OBTER |
|||
KM |
NM |
SM |
FT |
|
KM |
1 |
0,5399 |
0,6214 |
3280,8 |
NM |
1,852 |
1 |
1,151 |
6076 |
SM |
1,6093 |
0,8689 |
1 |
5280 |
5. Pressão atmosférica |
Hectopascal |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
970 |
28.65 |
28.67 |
28.70 |
28.73 |
28.76 |
28.79 |
28.82 |
28.85 |
28.88 |
28.91 |
980 |
28.94 |
28.97 |
29.00 |
29.03 |
29.06 |
29.09 |
29.12 |
29.15 |
29.18 |
29.21 |
990 |
29.24 |
29.26 |
29.29 |
29.32 |
29.35 |
29.38 |
29.41 |
29.44 |
29.47 |
29.50 |
1000 |
29.53 |
29.56 |
29.59 |
29.62 |
29.65 |
29.68 |
29.71 |
29.74 |
29.77 |
29.80 |
1010 |
29.83 |
29.86 |
29.89 |
29.92 |
29.94 |
29.97 |
30.00 |
30.03 |
30.06 |
30.09 |
1020 |
30.12 |
30.15 |
30.18 |
30.21 |
30.24 |
30.27 |
30.30 |
30.33 |
30.36 |
30.39 |
1030 |
30.42 |
30.45 |
30.48 |
30.51 |
30.53 |
30.56 |
30.59 |
30.62 |
30.65 |
30.68 |
POLEGADAS |
6. Tabela de correlação entre frequência de LOC e VOR e canal de DME |
FREQ. LOC/VOR |
CANAL DO DME |
FREQ. LOC/VOR |
CANAL DO DME |
FREQ. LOC/VOR |
CANAL DO DME |
FREQ. LOC/VOR |
CANAL DO DME |
108.00 |
17X |
110.50 |
42X |
113.00 |
77X |
115.50 |
102X |
108.10 |
18X |
110.60 |
43X |
113.10 |
78X |
115.60 |
103X |
108.20 |
19X |
110.70 |
44X |
113.20 |
79X |
115.70 |
104X |
108.30 |
20X |
110.80 |
45X |
113.30 |
80X |
115.80 |
105X |
108.40 |
21X |
110.90 |
46X |
113.40 |
81X |
115.90 |
106X |
108.50 |
22X |
111.00 |
47X |
113.50 |
82X |
116.00 |
107X |
108.60 |
23X |
111.10 |
48X |
113.60 |
83X |
116.10 |
108X |
108.70 |
24X |
111.20 |
49X |
113.70 |
84X |
116.20 |
109X |
108.80 |
25X |
111.30 |
50X |
113.80 |
85X |
116.30 |
110X |
108.90 |
26X |
111.40 |
51X |
113.90 |
86X |
116.40 |
111X |
109.00 |
27X |
111.50 |
52X |
114.00 |
87X |
116.50 |
112X |
109.10 |
28X |
111.60 |
53X |
114.10 |
88X |
116.60 |
113X |
109.20 |
29X |
111.70 |
54X |
114.20 |
89X |
116.70 |
114X |
109.30 |
30X |
111.80 |
55X |
114.30 |
90X |
116.80 |
115X |
109.40 |
31X |
111.90 |
56X |
114.40 |
91X |
116.90 |
116X |
109.50 |
32X |
112.00 |
57X |
114.50 |
92X |
117.00 |
117X |
109.60 |
33X |
112.10 |
58X |
114.60 |
93X |
117.10 |
118X |
109.70 |
34X |
112.20 |
59X |
114.70 |
94X |
117.20 |
119X |
109.80 |
35X |
112.30 |
70X |
114.80 |
95X |
117.30 |
120X |
109.90 |
36X |
112.40 |
71X |
114.90 |
96X |
117.40 |
121X |
110.00 |
37X |
112.50 |
72X |
115.00 |
97X |
117.50 |
122X |
110.10 |
38X |
112.60 |
73X |
115.10 |
98X |
117.60 |
123X |
110.20 |
39X |
112.70 |
74X |
115.20 |
99X |
117.70 |
124X |
110.30 |
40X |
112.80 |
75X |
115.30 |
100X |
117.80 |
125X |
110.40 |
41X |
112.90 |
76X |
115.40 |
101X |
117.90 |
126X |
SEÇÃO 3 - ALFABETO FONÉTICO E CÓDIGO MORSE |
A • - |
Alfa |
1 • ― ― ― ― |
B - • • • |
Bravo |
2 • • ― ― ― |
C - • - • |
Charlie |
3 • • • ― ― |
D ― • • |
Delta |
4 • • • • ― |
E • |
Echo |
5 • • • • • |
F • • - • |
Foxtrot |
6 ― • • • • |
G ― ―• |
Golf |
7 ― ― • • • |
H • • • • |
Hotel |
8 ― ― ― • • |
I • • |
India |
9 ― ― ― ― • |
J • - - - |
Juliett |
0 ― ― ― ― ― |
K ― • ― |
Kilo |
|
L • ― • • |
Lima |
|
M ― ― |
Mike |
|
N ― • |
November |
|
O ― ― ― |
Oscar |
|
P • ― ― • |
Papa |
|
Q ― ―• ― |
Quebec |
|
R • ― • |
Romeo |
|
S • • • |
Sierra |
|
T ― |
Tango |
|
U • • ― |
Uniform |
|
V • • • ― |
Victor |
|
W • ― ― |
Whiskey |
|
X ― • • ― |
X-Ray |
|
Y ― • ― ― |
Yankee |
|
Z ― ― • • |
Zulu |
LEGENDAS
EXEMPLO |
|||||
(LEGENDA - Clique nos números) |
COM |
- |
TORRE GALEÃO |
[8] |
118.000 118.200 121.500 |
[5] |
||||||||||||||||||||||||
|
RDONAV |
- |
ILS/DME 07 IGL 110.3 2249.77S/04314.20W |
ILS/DME 20 ILM 115.5 2248.16S/04315.51W |
||
VOR/DME PCX 114.6 2242.92S/04251.45W |
||
IM ITB 75 2248.14S/04315.44W |
||
OM IGL 75 2245.83S/04320.27W |
||
OM ITB 75 2249.75S/04321.72W |
||
NDB YLA 330 2247.22S/04310.06W |
||
ILS CAT II 02 ITB 109.3 2247.48S/04312.86W |
CMB |
- TF |
SER |
- S1 |
RFFS |
- CAT - 10 |
MET |
- |
(21) 3398-3057 CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 |
CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 |
AIS |
- |
[6] [11] (21) 3398-3016 [7] |
AIS MIL |
- |
(21) 2101-6417 |
RMK |
- |
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
|
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
|
||
PROCEDIMENTOS DE VOO
|
||
INFORMAÇÃO ADICIONAL
|
||
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
|
COMPL |
- |
[1] MEHT: a. RWY 10 - 72FT b. RWY 28 - 71FT |
[2] TWY AA, BB, CC e DD |
||
[3] MEHT: a. RMY 15 - 71FT b. RMY 33 - 89.77FT |
||
[4] (DLY 0900-0200) |
||
[5] EMERG. |
||
[6] C-AIS RJ aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMA: (21) 3398-3057, 3398-3615 TEL/FAX PLN: (21) 3398-4738. |
||
[7] Aceita PLN e suas atualizações por: TEL/FAX CMM/PLN: (21) 3398-4631. |
||
[8] D-CL. |
||
[9] D-ATIS |
||
[10] SRY |
||
[11] (21) 3398-4565 |
TEMP (3) |
- F0838/2018 |
[03/09/18 20:02 -01/12/18 23:59] |
AD CLSD DEVIDO NAO APRESENTACAO DO PLANO BASICO DE ZONA DE PROTECAO |
- R0819/2018 |
[03/09/18 00:00 -25/11/18 23:59] |
OBST LGTD MONTADO: 1- (ANTENA) COORD 205257S/0512227W ELEV 1618FT 2- (TORRE) COORD 205341S/0512219W ELEV 1592FT 3- (TORRE) COORD 205347S/0512248W ELEV 1589FT |
- M0841/2018 |
[15/09/18 00:00 -01/12/18 23:59] |
RWY 03/21 DESIGNATIVO MODIFICADO PARA 05/23 |
LEGENDA |
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(VIDE ABREVIATURAS E SIGLAS NO CAPÍTULO I) |
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1. |
Nome da instalação: [voltar] As siglas FIR, TMA ou Aeródromo, nesta ordem, sendo os nomes dos aeródromos listados em ordem alfabética. |
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2. |
Indicador de Localidade da FIR, da TMA ou do Aeródromo. [voltar] |
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3. |
Nome da Região de Informação de Voo (FIR), da Área de Controle Terminal (TMA) ou do município ou cidade servida pelo aeródromo. [voltar] |
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4. |
Unidade da Federação onde está situado o aeródromo. [voltar] |
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5. |
Tipo de aeródromo. AD para aeródromo, HP para heliponto ou HD para plataforma. [voltar] |
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6. |
Categoria do aeródromo. [voltar] Expressa por:
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7. |
Utilização do aeródromo. [voltar] Expressa por:
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8. |
Administrador do Aeródromo. [voltar] A autoridade responsável pela administração do aeródromo e pelo adequado funcionamento da área de manobras. A inexistência de qualquer indicação significa que o aeródromo ou heliponto é administrado pela prefeitura municipal. Este item aplica-se apenas aos aeródromos e helipontos Públicos. |
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9. |
Distância e direção da cidade ao aeródromo. [voltar] A distância é indicada em quilômetros e a direção pelos pontos da rosa-dos-ventos a partir de um ponto proeminente no centro da cidade. Distâncias inferiores a 1 Km serão indicadas pelo algarismo zero. |
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10. |
Fuso horário. [voltar] O número indicado deve ser subtraído da hora UTC para se obter a horalegal. |
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11. |
Tipo de operação. [voltar] Indica os tipos de operações para as quais o aeródromo ou heliponto está homologado ou registrado. Pode ser indicada de uma das seguintes formas:
A inexistência de qualquer uma das formas acima indica que o aeródromo ou heliponto está aberto para operação VFR DIURNA. |
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12. |
Luzes. [voltar] São representadas pela letra L, seguida de um número que indica o tipo de iluminação. As luzes de aeródromo são indicadas na segunda linha do bloco de informações; as de cabeceiras são indicadas ao lado dos números que as representam; as de pista são indicadas no interior dos parênteses onde estão representados dimensões, tipo de piso e resistência. Tipo de luzes ou sistema de iluminação:
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13. |
Designativos das cabeceiras da pista. [voltar] Corresponde às dezenas do rumo magnético da pista, arredondada para a dezena mais próxima. NOTA: No caso dos helipontos, corresponde aos rumos das áreas de aproximação. |
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14. |
Dimensões da pista. [voltar] Expressa em metros. |
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15. |
Tipos de piso de pista. [voltar] Expressos por:
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16. |
Resistência do piso da pista. [voltar] A resistência do piso dos aeródromos destinados a aeronaves com peso até 5.700 Kg (12.500lb) é notificada através do peso máximo admissível (peso máximo de decolagem) da aeronave e da pressão máxima admissível dos pneus da aeronave. Exemplo: 4000 Kg/0.50 MPa.
A resistência do piso dos aeródromos destinados a aeronaves com peso superior a 5.700 Kg (12.500lb) será notificada pelo método do Número de Classificação de Aeronaves – Número de Classificação de Pavimentos (ACN – PCN). Exemplo: 78a) /Rb) /Ac) /Wd) /Te)
16-1. ACN (Número de Classificação de Aeronaves). É um número que exprime o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência. 16-2. PCN (Número de Classificação do Pavimento). É um número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições. OBS: A resistência do piso dos helipontos é apresentada simplesmente com o peso em toneladas. O PCN notificado indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão dos pneus. Poderão ser autorizadas operações de aeronaves com ACN igual ou superior ao PCN notificado para pavimento desde que obedecidos os critérios estabelecidos no RBAC 153 Aeródromos - operação, manutenção e resposta à emergência. Notificam-se as seguintes informações:
A informação sobre o tipo de piso para determinar o ACN -PCN, será divulgada utilizando-se as classes seguintes:
Exemplo: Notificação publicada: 80/R/B/W/T Interpretação:
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17. |
Combustível. [voltar] Indica a existência de combustível comerciável no aeródromo. Quando houver a indicação da letra “m”, entre parênteses, significa que é para uso exclusivo de aeronaves militares. Expressos por: PF – Combustível para aeronaves à explosão (gasolina tipo 100/130 octanas). Quando houver, também, gasolina com octanagem diferente de 100/130, esta será especificada entre parênteses. TF – Combustível para aeronaves de motor à reação (querosene de aviação). |
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18. |
Serviços. [voltar] Indica a existência de hangares e oficinas disponíveis para terceiros, de acordo com a codificação abaixo: S1 – Hangar S2 – Hangar e pequenos reparos em aeronaves S3 – Hangar e pequenos reparos em aeronaves e motores S4 – Hangar e grandes reparos em aeronaves; e pequenos reparos em motores S5 – Hangar e grandes reparos em aeronaves e motores. |
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19. |
Comunicações: [voltar] Sob este título estão listados os órgãos dos Serviços de Tráfego Aéreo e de Radiodifusão Meteorológica, com suas respectivas frequências. |
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20. |
Indicativo de chamada do serviço de Controle de Aeródromo (TWR). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da cidade servida pelo aeródromo, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo TORRE. Opera com frequências em VHF. |
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21. |
Indicativos de chamada da Posição Operacional Autorização de Tráfego (CLRD). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da cidade servida pelo aeródromo, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo TRÁFEGO. Opera com frequências em VHF. |
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22. |
Indicativo de chamada da Posição Operacional Controle de Solo (GNDC). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da cidade servida pelo aeródromo, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo SOLO. Opera com frequências em VHF. |
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23. |
Frequência(s) utilizada(s) para prestar o serviço. [voltar] |
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24. |
Indicativo de chamada da Estação Radiogoniométrica. [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da cidade servida pelo aeródromo, este não é repetido, parecendo expresso apenas o termo RECALADA. Opera com frequências em VHF. |
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25. |
Serviço Automático de Informação em Terminal. [voltar] Opera com frequências em VHF. |
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26. |
Pista de pouso servida pelo ILS. [voltar] |
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27. |
Serviço de Informações Aeronáuticas. [voltar] Indica a prestação dos Serviços de Informação Aeronáutica (AIS). O número de telefone que se segue indica que, através dele, os usuários podem apresentar o Plano de Voo e mensagens correlatas, desde que a Sala seja credenciada para tal e esse número esteja contemplado no campo RMK, ratificando o credenciamento. Caso o número não esteja contemplado no campo RMK, o mesmo terá apenas função administrativa. Obs: O AIS é prestado no horário dos Serviços de Tráfego Aéreo. Quando diferente, deverá ser especificado no item 11, campo RMK. |
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28. |
Serviço de Informações Aeronáuticas para aeronavegantes de voo militar. [voltar] Indica a existência de Sala de Informação Aeronáutica de Aeródromo (Sala AIS) exclusiva para os aeronavegantes de voos militares. O número de telefone que se segue indica que, através dele, os usuários podem apresentar o Plano de Voo e mensagens correlatas, desde que a Sala AIS seja credenciada para tal e esse número esteja contemplado no campo RMK, ratificando o credenciamento. Caso o número não esteja contemplado no campo RMK, o mesmo terá apenas função administrativa. Obs: As Salas AIS funcionam no horário dos Serviços de Tráfego Aéreo. |
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29. |
Serviço Radiotelefônico de Operações (OPS). [voltar] Para uso exclusivo das aeronaves militares. É compulsória a utilização, devendo ser efetuada a primeira chamada no limite da área terminal. Veicula apenas mensagens para fins gerais. Ver FCA 102-2. |
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30. |
Frequência para coordenação entre aeronaves - FCA [voltar] Nota:Os procedimentos descritos a seguir não dispensam o piloto do cumprimento das regras de tráfego aéreo relacionadas com a classificação dos espaços aéreos ATS.
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31. |
Categoria Requerida de Aeródromo - RFFS CAT [voltar] A determinação da categoria de aeronaves definida neste tópico, exclui as aeronaves de asas rotativas. A Categoria de uma aeronave é obtida a partir da Avaliação do seu comprimento total e da largura máxima da sua fuselagem, e será determinada segundo o roteiro abaixo, com a utilização da tabela 2.1:
Tabela 2.1 - Determinação da Categoria de Aeronaves
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DETERMINAÇÃO DA CATEGORIA DE HELICÓPTEROS A Categoria de um helicóptero é obtida a partir da avaliação do seu comprimento total, e será determinada com a utilização da Tabela 2.2, como indicado a seguir:
Tabela 2.2 - Determinação da Categoria de Helicópteros.
É o termo genérico usado para caracterizar um pouso ou uma decolagem ou um toque e arremetida de aeronaves regulares, correspondente às operações de transporte aéreo da aviação regular, por fretamento e militar.
Para o efetivo de salvamento e extinção de incêndio, os aeródromos são divididos em categorias, segundo o número de movimentos das aeronaves regulares, computados nos três meses consecutivos de maior movimentação durante o ano, da seguinte forma:
Exemplo 2.1
Como a soma do número de movimentos das aeronaves regulares de maior categoria é maior que 700, a categoria requerida do aeródromo será igual a das maiores aeronaves, ou seja, OITO.
Exemplo 2.2
Como a soma do número de movimentos das aeronaves regulares de maior categoria é menor que 700, a categoria requerida do aeródromo será uma a menos a das maiores aeronaves, ou seja, SEIS.
Desde que enquadradas como regulares, as aeronaves que atendem ao transporte aéreo por fretamento (voos “charters”) serão computadas para determinação da categoria do aeródromo. Nos aeródromos onde somente operem aeronaves regulares de categoria 1, mesmo que o número de movimentos destas aeronaves, seja inferior a 700, a categoria requerida para este aeródromo será igual a 1. Nos aeródromos onde existirem, também, área definida para operação de aeronaves de asas rotativas, a determinação da categoria requerida destes aeródromos será feita adotandose a correspondência constante da Tabela 2.3.
Tabela 2.3 - Correspondência entre as Categorias de Helicópteros e de Aeronaves.
A categoria requerida do aeródromo na condição estabelecida anteriormente será a maior classificação encontrada, após efetuada a correspondência entre as categorias dos helicópteros e das aeronaves que operem no aeródromo, independente do número de movimentos dessas aeronaves (ver exemplo 2.3).
Exemplo 2.3
Durante os períodos onde haja previsão de redução da atividade aérea, a categoria do aeródromo poderá ser reduzida à categoria da maior aeronave que irá operar no aeródromo durante esse período, sem levar em conta o número de movimentos. Para os aeródromos operados exclusivamente por aeronaves de asas rotativas (helipontos elevados ou de superfície) a categoria requerida do aeródromo será igual a do maior helicóptero em operação. (ver exemplo 2.4).
Exemplo 2.4
Durante os períodos onde haja previsão de operação de helicópteros de menor porte, a categoria do heliponto poderá ser reduzida, sempre em função do maior equipamento em operação, durante esse período.
Nos aeródromos exclusivamente militares, a categoria requerida será determinada considerando, também, as peculiaridades da atividade aérea ali existente, dentre as quais: o emprego operacional das aeronaves militares, os centros de formação e adestramento, as atividades espaciais, etc.
Os aeródromos devem ser dotados de agentes extintores principal e complementares. O agente extintor principal é a espuma nível de eficácia B (EENB), solução a 6%, e o complementar, o pó químico (PQ) à base de bicarbonato de sódio. A quantidade de água para produção de espuma, o regime de descarga e os agentes extintores, principal e complementar, a serem transportados pelo CCI devem estar de acordo com a categoria requerida dos aeródromos, como caracterizado nas Tabelas 2.4 e 2.5. As quantidades mínimas de EENB e PQ a serem transportadas nos carros contraincêndio em operação nos aeródromos são as constantes nas Tabelas 2.4 e 2.5. A quantidade de água para produção de espuma, o regime de descarga e os agentes extintores, principal e complementar, necessários para os helipontos elevados devem estar de acordo com a categoria requerida do heliponto elevado, como caracterizado na Tabela 2.6.
Tabela 2.4 - Quantidade mínima de agentes extintores por categoria de aeródromo.
Tabela 2.5 - Quantidade mínima de agentes extintores por categoria de heliponto de superfície.
Tabela 2.6 - Quantidade mínima de agentes extintores por categoria de heliponto elevado.
Os carros contra-incêndio (CCI) são classificados em dois tipos: Agentes Combinados (AC) e Ataque Principal (AP). O nível de proteção existente nos aeródromos será representado pelos valores constantes da coluna (1) das Tabelas 2.4 e 2.5, após a verificação se o total de agentes extintores transportados nos CCI, AC e AP, bem como, o somatório do regime de descarga dessas viaturas, atendem, sem restrições, aos valores mínimos definidos nas colunas (2), (3), (4) e (5) das tabelas referenciadas. O nível de proteção existente estará condicionado ao pressuposto de que o pessoal existente na Seção de Contra-Incêndio (SCI) é habilitado pelo Órgão Central do Sistema de Contra-Incêndio (OCSISCON) e em número suficiente para compor as equipagens dos CCI. O nível de proteção existente em um heliponto elevado é determinado pela comparação entre as quantidades de agentes extintores existentes e disponíveis no heliponto com os mínimos definidos nas colunas (2), (3), (4) e (5) da tabela 2.6. Ao relacionarmos a quantidade de água para determinação do nível de proteção existente, deve-se levar em consideração também a quantidade de Líquido Gerador de Espuma (LGE) disponível que, em última análise, condicionará a utilização da água para fins de salvamento e combate a incêndio. NOTA 1: As informações anteriormente divulgadas têm caráter geral e são aplicáveis a todos os Aeródromos Brasileiros. NOTA 2: As informações específicas sobre o nível de proteção contra-incêndio estão divulgadas no capítulo III, após a abreviatura RFFS, bem como, na seção AD 2, mais precisamente na tabulação AD 2-6 do AIP-BRASIL e no AIP-MAP no verso das cartas ADC.
É a área sobre a superfície do terreno, que se posiciona simetricamente sob a trajetória de decolagem. Tem as seguintes características:
Nota: Para definição de obstáculo, vide o item 33.
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32. |
Meteorologia. [voltar] Os Centros Meteorológicos de Aeródromo (CMA) e os Centros Meteorológicos Militares (CMM) são órgãos operacionais de meteorologia Aeronáutica responsáveis por fornecer observações, informes e serviços meteorológicos conforme sua operacionalidade. Os serviços Meteorológicos são representados pelas siglas CMA e/ou CMM,seguidas de números que indicam informações e/ou serviços disponíveis, de acordo com as classificações que se seguem, tanto para CMA como CMM. Informações e serviços meteorológicos disponíveis:
OBS: Quando as siglas CMA e/ou CMM forem seguidas de asterisco (*), indica-se que os dados relativos à direção e velocidade do vento, alcance visual na pista (RVR), altura da base da nuvem, pressão e temperatura do ar e do ponto de orvalho são obtidos através de sensores eletrônicos junto à(s) pista(s). Os números de telefone são para atendimento às consultas dos serviços prestados. |
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33. |
Descrição das observações encontradas entre as informações. [voltar] - O horário de funcionamento dos serviços e dos auxílios-rádio somente é indicado quando for diferente de H24 com exceção feita aos AD que operam VFR diurno que têm seus horários de serviço funcionando HJ. - A realização das operações IFR está condicionada ao horário de funcionamento dos serviços ATS nos aeródromos, conforme legislação específica do DECEA. - A realização das operações VFR noturna nos aeródromos que não possuem órgão ATS ou, caso possuam, não estejam em funcionamento, está condicionada à existência dos auxílios luminosos em funcionamento, conforme legislação específica do DECEA. - Não se informa o horário do funcionamento das RDODIF devido à dificuldade em manter controle sobre este tipo de informação. - A partir de um ponto de origem, o azimute magnético é uma direção definida em graus, variando de 0o à 360o (graus), no plano horizontal, até outro ponto considerado. A direção de 0o corresponde ao Norte Magnético e a medida angular aumentará no sentido horário. - As informações de obstáculos relevantes serão dispostas na seguinte ordem: OBS da RWY xx OBST (1) tipo de obstáculo, (2) azimute em graus, (3) distância em metro e (4) elevação em pés. - O ponto de origem para a descrição dos dados acima será a cabeceira mais próxima do obstáculo. - Os obstáculos descritos são os de conhecimento deste serviço, que estão situados dentro dos limites laterais da área da trajetória de decolagem (vide definição item 31) e que ultrapassem a rampa de 1,2%. Suas posições são reportadas em termos e distância e azimute magnético em relação à cabeceira mais próxima. |
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34. [voltar] |
Elevação do aeródromo. Indica-se em metros e em pés (entre parênteses, em negrito). Corresponde ao ponto mais elevado da pista de pouso, arredondado para ometro ou pé mais próximo. |
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35. |
Coordenadas geográficas do aeródromo. [voltar] Indica o local do ponto de referência do aeródromo (ARP) ou centro geométrico da pista, onde não existir ARP implantado. |
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36. |
Radiodifusoras. [voltar] São listadas, no máximo, quatro emissoras de cada município, acompanhadas dos respectivos prefixos e frequências. Aparecem como primeira informação do município. Deixa-se de mencionar o horário de funcionamento em virtude de não se saber as horas reais de atividade das emissoras. |
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37. |
Instalações de Radionavegação. [voltar] Sob este título estão listados todos os auxíliorádio( VOR, DME ou NDB) existentes em uma Área de Controle Terminal (TMA) ou em um Aeródromo, seguidos dos seus respectivos identificadores, frequências e coordenadas. Quando o aeródromo dispuser de ILS, este virá listado neste campo antes dos auxíliosrádio, seguido da indicação da pista para a qual será utilizado, a identificação e a frequência do localizador. Obs: Todos os equipamentos “ILS”, no Brasil têm o “FRONT COURSE” utilizável até 35° de cada lado do curso do localizador (LLZ) até 10NM, a 10° de cada lado do curso do LLZ até 18NM, e o “BACK-COURSE” não utilizável. Sinais não confiáveis poderão ser recebidos além dessas áreas. Tais equipamentos estão indicados na subseção AD 2.19. |
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38. |
Indicativo de chamada do Centro de Controle de Aproximação (APP). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da TMA, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo CONTROLE. Opera com frequência em VHF. |
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Indicativo de chamada do Serviço de Radiodifusão Meteorológica (VOLMET), vinculado a um Centro Meteorológico de Vigilância. [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da FIR ou da TMA, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo METEORO. Opera com frequências em VHF e HF/SSB. |
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40. |
Indicativo de chamada do Serviço de informação de Voo (FIS). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da FIR, da TMA ou da cidade servida pelo aeródromo, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo RÁDIO. Opera com frequências em VHF. |
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41. |
Radar. [voltar] A palavra, entre parênteses, indica que o Serviço RADAR pode ser prestado pelo órgão que a antecede. |
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Número correspondente ao complemento (COMPL) listado no campo inferior das informações. [voltar] Quando aparece antes de qualquer iformação o complemento se refere ao campo de informação (AIS, MET, etc.). Quando aparece posposto ao serviço, à frequência, ao auxílio rádio etc., se refere à essa informação em específico. |
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43. |
Indicativo de chamada do Centro de Controle de Área (ACC). [voltar] Quando o indicativo for igual ao nome da FIR, este não é repetido, aparecendo expresso apenas o termo CENTRO. Opera com frequências em VHF. |
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COMPLEMENTO. [voltar] Texto que traz informação complementar a respeito de uma informação de auxílios, luzes, frequências, etc. É precedido por um número entre colchetes (ex: [1] ), que é usado para correlacioná-lo à respectiva informação principal. |
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45. |
INFOTEMP [voltar] INFOTEMP são informações temporárias de Aeródromos e Helipontos publicados exclusivamente no ROTAER, que tem como objetivo permitir que as informações possam ser atualizadas em tempo real.
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46. |
FIR e jurisdição do aeródromo. [voltar]
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Rotaer
Aeródromos
Serviço de Informação Aeronáutica, conjunto de serviços desenvolvidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que tem objetivo a divulgação de Informações Aeronáuticas de aeródromos produzidas e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), para fonte de pesquisa para obtenção desse tipo de informações no Brasil.